tracking

Dicas para limpar o frigorífico e mantê-lo em bom estado

Um dos pormenores que a WD-40 dá mais valor no dia a dia é a limpeza da casa. Já falamos sobre os usos do WD-40 na cozinha, na sala de estar e até na casa de banho. Neste artigo voltamos a focar a limpeza na cozinha, com dicas para limpar o frigorífico e respetivo congelador.

 

A limpeza e higienização do frigorífico é de grande importância para que este eletrodoméstico trabalhe corretamente e dure muitos anos. Saiba o que deve fazer para o manter sempre em bom estado.

 

Com que regularidade deve limpar o frigorífico?

 

É recomendada uma limpeza completa do frigorífico pelo menos duas vezes por ano, com o intuito de evitar odores, mofo e surpresas desagradáveis. A parte de congelação poderá ter de ser descongelada com alguma regularidade, caso não tenha o sistema no frost, uma vez que pode criar camadas grossas de gelo e danificar o aparelho.

 

Como limpar o frigorífico?

 

Prateleiras

 

Deve limpar as prateleiras com água quente misturada com bicarbonato de sódio ou vinagre, ou com água e sabão. Todos os produtos de limpeza que possam libertar substâncias nocivas e odores para a comida, são de evitar. Ao fazer a limpeza, aproveite para confirmar se existem alimentos que estão fora do prazo de validade e guarde apenas o que está em condições de consumo. Se for necessário retire as prateleiras do frigorífico e desmonte todas as peças removíveis e acessórios para chegar a todos os cantos. Monte tudo novamente assim que as peças estiverem lavadas e bem secas.

 

Borrachas vedantes e dobradiças

 

Pedimos-lhe uma atenção especial às borrachas vedantes. Lave-as bem e seque-as convenientemente para evitar a sua degradação. Quanto às dobradiças, pode aplicar o spray lubrificante WD-40 Produto Multiusos. Este produto não só lubrifica as dobradiças como as protege contra a ferrugem e corrosão.

 

Congelador

 

Quanto à limpeza do congelador há algumas dicas que também deve considerar. Em primeiro lugar é recomendado que o esvazie completamente, com o intuito de fazer uma limpeza eficaz. Para evitar que os alimentos descongelem rapidamente, coloque-os num saco térmico. Em seguida, com uma pequena pá de plástico (nunca lâminas ou ferramentas de aço) retire os maiores blocos de gelo para facilitar o descongelamento. Use um pulverizador com vinagre e água morna em partes iguais e pulverize as paredes interiores e no fundo. Por fim, remate a operação com uma esponja. Depois de as laterais estarem bem secas, reintroduza os alimentos congelados e verifique se a temperatura do congelador está nos -18C.

Tome nota. Evite colocar as embalagens e alimentos em contacto direto com as paredes do congelador. Distribua os alimentos pelos compartimentos adequados sem sobrecarregar o chão do congelador. Nunca deixe alimentos destapados nas prateleiras e organize-os por data de validade.

 

Aponte mais um pequeno truque. Coloque no frigorífico um frasco com bicarbonato de sódio ou com algodão embebido em vinagre. Desta forma evita maus cheiros dentro do frigorífico.

Com estas dicas o seu frigorífico e congelador estarão sempre limpos e a sua vida útil será com certeza maior. Dedique algum tempo a esta limpeza, verá que vai valer a pena.

 

Se ficou interessado nos produtos WD-40 saiba onde comprar.

AVISO:

Os usos descritos para o WD-40 Produto Multiuso foram compartilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. Estes usos não foram aprovados pela WD-40 Company e não são uma recomendação de uso por parte da WD-40 Company. O senso comum deve sempre ser aplicado ao se utilizar os produtos da WD-40. Siga sempre as instruções e tome nota das advertências descritas na embalagem do produto.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2020 WD-40 Company