Como tirar ferrugem das ferramentas

DIY

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comprou ferramentas de qualidade, usou-as, arrumou-as, e mais tarde reparou que já se encontravam com alguma ferrugem. Acreditamos que já lhe tenha acontecido esta situação. No entanto, nem mesmo as ferramentas de qualidade se livram da ferrugem, caso não se proceda a uma correta manutenção.

Normalmente, como as ferramentas são usadas ao ar livre e em ambientes húmidos, são muito suscetíveis à corrosão e à ferrugem. A verdade é que ferramentas com ferrugem não funcionam corretamente. No entanto, não as deite fora! A maioria das ferramentas têm solução, usando alguns truques que nos ajudam a tirar a ferrugem.

Já a seguir, vamos explicar como tirar ferrugem das ferramentas, além de como as proteger e evitar a ferrugem.

 

Como tirar ferrugem das ferramentas?

Primeiro que tudo, é necessário analisar o tipo de ferrugem que as ferramentas contêm. Se a ferrugem for escassa e pouco difundida, será fácil a sua remoção. Pelo contrário, se a ferramenta estiver altamente corroída e já não for utilizada há algum tempo, é necessário utilizar um produto mais específico e mais agressivo, tanto para o meio ambiente como para as pessoas.

WD-40 não é capaz de tirar a ferrugem numa ferramenta que já se encontre num processo de oxidação muito avançado, apenas consegue eliminar a ferrugem superficial. Se for este o caso, experimente os nossos truques para tirar ferrugem das ferramentas, a seguir:

 

Material necessário para tirar ferrugem de ferramentas:

 

Como tirar ferrugem das ferramentas com WD-40

Passos para tirar ferrugem de ferramentas:

  1. Comece por proteger-se com as luvas e os óculos de proteção. Se possível, realize esta operação ao ar livre ou num local bem ventilado.
  2. Borrife o spray multiusos WD-40 na ferramenta enferrujada. Com a parte precisa do sistema de dupla ação do WD-40, aplique nas zonas mais difíceis de alcançar.
  3. Deixe atuar durante cerca de 10 minutos. Se a ferramenta contiver muita ferrugem, recomendamos deixar atuar durante algumas horas ou mesmo durante a noite.
  4. Em seguida, esfregue com o esfregão ou a lã de aço as zonas com ferrugem.
  5. Por fim, passe um pano para retirar os restos de produto.

 

Como proteger e prevenir o aparecimento de ferrugem?

Já percebemos que uma ferramenta muito corroída torna difícil o processo de recuperação. Assim sendo, o melhor é prevenir, realizando uma manutenção periódica das ferramentas. A dica principal para garantir a durabilidade das ferramentas, assim como para evitar o aparecimento de ferrugem, é limpar (e proteger) as ferramentas imediatamente após o seu uso. Recomendamos a utilização do WD-40 Produto Multiusos que, além de limpar a ferramenta, protege-a contra a corrosão e a ferrugem. De modo a prevenir a ferrugem, também é importante armazenar as ferramentas num local seco.

 

Saiba mais sobre como tirar ferrugem de ferramentas:

Cuidados com as ferramentas manuais com WD-40

O que é a ferrugem?

Mais Posts

Como lubrificar a corrente da bicicleta corretamente

Consulte Mais informação

O que é e para que serve WD-40® Produto Multiusos

Consulte Mais informação

10 ferramentas essenciais para uma caixa de ferramentas completa

Consulte Mais informação

Quem somos

WD-40 Company é uma organização global dedicada à criação de memórias e experiências positivas duradouras através do desenvolvimento e venda de produtos que solucionam problemas em oficinas, fábricas e casas em todo o mundo.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2018 WD-40 Company