tracking

Dicas simples para afiar facas da cozinha em casa

Nem sempre dedicamos tempo a afiar as facas da cozinha. Enquanto a faca for cortando… está tudo bem. Mas não é bem assim. Uma faca bem afiada é sempre uma excelente ajuda na cozinha uma vez que se torna mais agradável de manusear e de cortar os alimentos. Por vezes aleijamo-nos mais rápido com uma faca que não corta, por ter de fazer demasiada pressão, do que com uma faca devidamente afiada e em bom estado.

 

O que precisa para afiar as facas?

 

 

O processo é bastante simples:

 

  • Em primeiro lugar, mergulhe a pedra em água durante cinco minutos;
  • Agora que está bem molhada, comece a passar a lâmina da faca pela pedra num ângulo de 10˚ a 30 ˚ graus. Comece pela superfície da pedra mais grossa.

Note que a pedra tem duas superfícies. Uma mais grossa (mais baixa) e outra mais fina (mais alta). Passe a lâmina para a frente e para trás, com uma leve pressão e dos dois lados da lâmina. Este processo demora alguns minutos.

 

Fase de acabamento

 

  • Agora é altura de finalizar o trabalho da melhor forma e em segurança. Use o outro lado da pedra, com granulação mais fina, para fazer o mesmo procedimento;
  • Passe a lâmina da faca pela pedra molhada, num ângulo de 10˚ a 30 ˚ graus. Sempre com a pedra molhada e sem pressionar demasiado a lâmina sobre a pedra, enquanto afia.

 

Para verificar se o processo está a correr bem, utilize uma folha de jornal. Pressione um pouco a folha contra a lâmina. A faca estará afiada quando começar a cortar a folha de jornal. Como complemento, pode passar a faca, já afiada, num movimento de vaivém por uma barra de aço de afiar, para garantir que a faca tem o fio de lâmina regular e sem quaisquer rebarbas. Para finalizar, aplique o spray lubrificante WD-40 Produto Multiusos num pano seco e passe o pano pela faca para neutralizar qualquer possibilidade de oxidação. Em seguida, seque a lâmina com um pano seco ou papel de cozinha. Por fim, antes de utilizar para cortar alimentos, lave a faca com água e sabão para remover os restos do produto WD-40.

Este processo pode ser replicado para tesouras.

 

Com a prática, e sempre com muito cuidado, vai ver que conseguirá afiar as facas com mais facilidade e o processo se tornará bastante simples. Siga ao pormenor estas instruções para sua segurança e para nunca estragar o fio da lâmina das suas facas.

Se ficou interessado em comprar os produtos WD-40, saiba onde o fazer.

AVISO:

Os usos descritos para o WD-40 Produto Multiuso foram compartilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. Estes usos não foram aprovados pela WD-40 Company e não são uma recomendação de uso por parte da WD-40 Company. O senso comum deve sempre ser aplicado ao se utilizar os produtos da WD-40. Siga sempre as instruções e tome nota das advertências descritas na embalagem do produto.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2020 WD-40 Company