Como reparar um fecho éclair encravado

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
loading...Loading...

Este tipo de fecho pode ser chamado de várias formas: zíper, fecho éclair, fecho de correr, ou apenas fecho. No entanto, o problema de muitos de nós é possuir um fecho éclair encravado, e sabemos como esta situação pode ser irritante. Felizmente, é fácil consertar um zíper nessas condições, usando truques simples e com materiais domésticos comuns. Em primeiro lugar, não deve perder a paciência, forçando o movimento natural do fecho para tentar consertá-lo, pois pode agravar o problema. A melhor solução é seguir as nossas dicas para saber como reparar um fecho éclair.

 

Como funciona um fecho éclair ou zíper?

Antes de seguirmos com qualquer explicação sobre como consertar um zíper, é vantajoso entender como o seu mecanismo funciona.

Um fecho éclair é constituído por várias partes que são fundamentais para que este mecanismo cumpra a sua função básica de ser um fecho de correr para roupas, calçados, mochilas, malas e outros objetos. O zíper é composto por duas tiras de tecido de algodão ou poliéster. Sobre a borda de cada uma das tiras há um reforço de costura, chamado de cordão que tem como função sustentar os dentes do fecho. Os dentes funcionam como ganchos que são entrosados, através de um cursor.

Os dentes de metal passam dentro do cursor, mais precisamente nas fissuras de cada lado. O sistema das duas fissuras do controlo deslizante torna possível engatilhar os dentes metálicos, e assim fechar o zíper.

 

Como reparar um fecho éclair encravado

Material necessário para reparar um fecho éclair encravado:

 

Saiba como consertar um zíper preso ou bloqueado:

  1. Comece por retirar possíveis fios soltos que se encontrem à volta do fecho éclair, de modo a não atrapalhar o trabalho.
  2. Recomendamos a utilização do spray lubrificante WD-40® Produto Multiusos para reparar um fecho éclair encravado, o qual muitas pessoas já possuem em suas casas. Para arranjar o fecho de correr, basta pulverizar o spray lubrificante num cotonete ou pano limpo e passar cuidadosamente sobre os dentes do zíper. Tenha o máximo de cuidado a aplicar o WD-40, de modo a não o borrifar para fora do fecho éclair. Não queremos que estrague ou manche a sua roupa ou calçado! Se o seu spray WD-40 possuir uma aplicação de dupla ação, torna-se mais fácil, pois pode aplicar o produto diretamente no zíper, com o aplicador preciso.
  3. Uma vez aplicado, tente abrir o fecho éclair lentamente e com cuidado para não o quebrar. Se ainda não se mover, aplique novamente o produto até que o zíper funcione.

 

E para saber mais sobre como arranjar um fecho de correr estragado veja também:

Como consertar zíper

 

Veja este vídeo explicativo de como reparar um fecho éclair encravado num sapato:

Conheça mais usos do WD-40:

Como limpar inox manchado

Como tirar autocolantes presos

Como tirar pastilha elástica da roupa

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2018 WD-40 Company