Manutenção do carro e cuidar das fechaduras do carro com WD-40

É necessário realizar, periodicamente, uma boa manutenção do carro para evitar problemas e gastos extra. Caso haja necessidade, procure assistência profissional para o reparo do veículo. É verdade que em certas situações a manutenção do carro exige serviços especializados. No entanto, existem algumas tarefas simples que pode realizar em casa. Neste artigo, irá conferir algumas dicas para realizar estas tarefas, prevenindo assim qualquer problema ou preocupações no futuro. Realize a manutenção do seu carro e poupe dinheiro.

 

Pode organizar uma check list de manutenção do carro, seguindo a nossa lista, e acrescentar outros itens, se achar necessário.

 

Óleo do motor

Troque o óleo do motor conforme está escrito no manual do veículo (o recomendado é não ultrapassar os 7.500 km). Arrefeça o motor e verifique o nível de óleo, tirando devagar a vareta para cima. Limpe a superfície e averigue as marcas que indicam o nível máximo e mínimo de óleo, volte a inserir e a retirar a vareta do reservatório e confira o nível de óleo indicado (ou seja, se está entre as duas marcas). Se o nível estiver baixo coloque o óleo recomendado pelo fabricante com a ajuda de um funil.

 

Filtro de ar

O filtro de ar pode influenciar negativamente o consumo de combustível do carro se este estiver sujo. Deste modo, realize regularmente uma verificação do filtro de ar, analisando se este precisa de ser trocado. Mudar o filtro de ar é simples e rápido. Este é composto por duas partes: um suporte exterior em metal ou plástico e o elemento filtrante (materiais sintéticos e naturais, como têxtil envolvido em borracha). O filtro encontra-se no interior do capô. Se tiver dúvidas na realização desta tarefa, consulte o manual do veículo e observe como se retira o filtro de ar.

 

Faróis

Os faróis são um dos principais componentes de segurança do veículo, por isso é sempre importante mantê-los em funcionamento, até mesmo para evitar multas. Por esses motivos, verifique periodicamente se as lâmpadas dos faróis e os piscas estão a funcionar corretamente. Caso encontre algum problema, troque-as imediatamente.

 

Pneus

Com um medidor de pressão de pneus consegue verificar se os pneus estão calibrados de acordo com as indicações do fabricante. Basta fazer essa verificação uma vez por semana ou de 15 em 15 dias. Se os pneus não estiverem calibrados vai gastar mais combustível. Verifique também o estado geral de conservação dos pneus. A troca dos pneus do carro tem de ser realizada quando os indicadores de desgaste aparecerem, a fim de evitar a redução da capacidade de travagem, de deslocamento em curvas e do risco de aquaplanagem.

 

Água do radiador (sistema de arrefecimento)

Esta manutenção é indispensável para prevenir problemas com o motor, pois o radiador é responsável por arrefecê-lo. Se encontrar um problema no seu funcionamento pode ser necessária a troca do motor. Para prevenir este problema, faça uma verificação semanal do nível de água do radiador e, uma vez por ano, limpe o sistema de arrefecimento.

A água deve estar entre o mínimo e o máximo indicados no reservatório. É necessário que o líquido de arrefecimento tenha a proporção correta de aditivo de boa qualidade, nunca apenas água pura.

 

Travões

Quando se fala em segurança do condutor e dos passageiros, um dos elementos mais importantes do seu carro são os travões. Verifique-os periodicamente, de modo a manterem sempre uma boa eficiência.

 

Manutenção do carro, aplicando WD-40 nos terminais sulfatados da bateria

Bateria

As altas temperaturas, o uso impróprio da bateria e a falta de manutenção são algumas das causas que fazem com que a bateria do seu carro deixe de trabalhar, podendo até ter de comprar uma nova.

A bateria carrega-se, de certa forma, enquanto conduz. No entanto, não é apenas necessário conduzir regularmente para a manter carregada e em boas condições. Se não conduzir durante um período de duas semanas ou mais, desligue a bateria para que esta não descarregue. Além disso, é aconselhável ir a uma oficina, de três em três meses ou em cada 5000 km para uma manutenção profissional da bateria.

De modo a evitar os terminais sulfatados na bateria, aplique-lhes, periodicamente, especialmente no inverno, um protetor de contactos para evitar a corrosão. Recomendamos o uso do WD-40® Produto Multiusos ou o Limpa Contactos WD-40® Specialist®. Ambos removem a sujidade e protegem a bateria da ferrugem e da humidade. Atenção para aplicar estes produtos apenas quando a bateria se encontrar desligada.

 

Realizar a manutenção carro, aplicando WD-40 nas dobradiças da porta

Dobradiças das portas

Os barulhos que uma porta faz, além de serem irritantes, indicam falta de lubrificação e podem ser prejudiciais para as dobradiças da porta. Se a porta do seu carro faz um ruído ao abrir, necessita de aplicar um óleo lubrificante nas dobradiças, como o WD-40®. Além de eliminar os rangidos, o óleo lubrificante protege as dobradiças da porta.

 

Fechaduras

O frio e a humidade são o principal inimigo das fechaduras, causando o seu endurecimento. Realize uma manutenção regular com WD-40® para evitar a troca de fechaduras bloqueadas.

 

Limpa para-brisas

Um limpa para-brisas gasto deixa o vidro mais sujo e, por sua vez, a visibilidade do condutor baixa drasticamente, sendo mais propício a acidentes. As escovas do limpa para-brisas têm uma vida útil de 18 a 24 meses. No entanto, devem serem trocadas assim que apresentarem sinais de desgaste e ineficiência, e logo após o verão, uma vez que a borracha degrada-se quando exposta a altas temperaturas. Se necessário, substitua também o braço do limpa para-brisas.

 

O carro emite constantemente sinais que muitas vezes podem ser sinais de alerta sobre algum problema no desempenho do veículo. Porém, costumamos ignorar esses sinais.  Qualquer tipo de impedimento ao conduzir, bem como qualquer barulho estranho, são ambos bons motivos para deslocar-se a uma oficina e falar com o mecânico sobre o assunto.

Solucionar um pequeno problema antes que este se transforme em algo muito mais grave pode ajudá-lo a poupar centenas de euros, além de evitar acidentes.

 

Aproveite para assistir ao seguinte vídeo, no qual partilhamos mais dicas de manutenção do carro:

 

Leia mais sobre manutenção de carros nestes artigos:

Etapas simples para trocar e carregar a bateria do carro

Como trocar o pneu do carro

Dicas de Utilização do WD-40

Comments are closed.