matomo

Como realizar uma boa manutenção de portas e portões

As portas necessitam de uma manutenção periódica, de modo a mantê-las em bom estado, evitando a ferrugem, ruídos, fechaduras obstruídas e outros problemas. Só deste modo é possível continuarem a fornecer a segurança e privacidade para que foram criadas. Geralmente, não é necessária uma manutenção muito complexa. Ter cuidado e tomar medidas de precaução já ajudam a ter as portas em bom estado. Eliminar os ruídos e desbloquear as fechaduras são algumas das soluções que iremos revelar a seguir para uma boa manutenção das portas, tanto interiores, como exteriores.

 

Como realizar uma boa manutenção de portas e portões

Manutenção de portas interiores

Apesar de as portas dentro de casa não sofrerem muita deterioração, também acumulam pó e sujidade. Logo, isto acarreta problemas, pelo que também necessitam da sua manutenção. A fim de solucionar problemas como ruídos e fechadura bloqueada, recomendamos o uso de WD-40® Produto Multiusos.

No caso de as suas portas fazerem ruídos ao abrir e fechar, tal deve-se à falta de lubrificação das dobradiças. Assim, é importante limpar e lubrificar as dobradiças das portas frequentemente. Recomendamos o lubrificante multiusos WD-40 que lubrifica e limpa as dobradiças, retirando toda a sujidade e pó acumulados e, consequentemente, elimina os ruídos. Além disso, se a porta não abrir nem fechar corretamente, também recomendamos aplicar WD-40. Esta aplicação deixará a porta movimentar-se com mais facilidade.

Outro dos usos da WD-40 é para quando as portas possuem as fechaduras bloqueadas, ou seja, quando não é possível colocar a chave ou girá-la corretamente. Neste caso, ao aplicar WD-40 na fechadura, este problema desaparecerá. No entanto, é importante referir que caso a fechadura se encontre demasiado deteriorada, a única solução possível será trocar a mesma.

No caso de preferir um produto mais profissional e com resultados mais duradouros, aplique o Lubrificante Seco PTFE WD-40® Specialist®. Este produto lubrifica as dobradiças das portas e também desbloqueia fechaduras. A sua fórmula contém PTFE que proporciona uma lubrificação mais eficaz e proteção contra o desgaste, criando uma película seca protetora resistente à sujidade, pó e óleo.

 

Como realizar uma boa manutenção de portas e portões

Manutenção de portas exteriores

Por outro lado, as portas que se encontram no exterior têm de receber mais cuidados. As contrário das portas do interior, estas encontram-se ao ar livre e, por isso, mais propícias à oxidação e desgaste.

Limpe e lubrifique as portas exteriores com WD-40, como foi explicado anteriormente, porém com mais frequência do que nas portas interiores. Assim, as portas manter-se-ão em bom estado durante mais tempo, prevenindo a oxidação e corrosão.

No caso de possuir um portão elétrico na sua casa, é essencial realizar a sua manutenção frequentemente. Isto evitará a acumulação de poeira e sujidade e, consequentemente, o mau funcionamento do portão. Deste modo, é importante aplicar WD-40 na cremalheira, nos rodízios e na calha do portão. O objetivo é limpar, lubrificar e proteger da oxidação.

Se pretende fórmulas mais profissionais com resultados mais duradouros, então recomendamos o uso da Massa Consistente Spray WD-40® Specialist® ou da Massa Branca de Lítio WD-40® Specialist®. Ambos os produtos proporcionam uma lubrificação de longa duração em todo o tipo de superfícies metálicas. Ocasionalmente realize também a limpeza dos contactos elétricos do portão com o Limpa Contactos WD-40® Specialist®.

 

Aproveite para visitar estes artigos interessantes sobre a limpeza e manutenção da casa:

Usos do WD-40® para limpar a casa – Limpeza da sala

Usos do WD-40® para limpar a casa – Limpeza da cozinha

Usos do WD-40® para limpar a casa – Limpeza da casa de banho

 

Neste vídeo, apresentamos ideias para realizar a manutenção das portas exteriores:

 

Se ficou interessado em comprar os produtos WD-40  saibaonde comprar. 

AVISO:

Os usos descritos para o WD-40 Produto Multiuso foram compartilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. Estes usos não foram aprovados pela WD-40 Company e não são uma recomendação de uso por parte da WD-40 Company. O senso comum deve sempre ser aplicado ao se utilizar os produtos da WD-40. Siga sempre as instruções e tome nota das advertências descritas na embalagem do produto.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2019 WD-40 Company