matomo

Etapas simples para trocar e carregar a bateria do carro

Depende do estado da bateria se o seu carro funcionará corretamente ou não, uma vez que é a bateria que aciona o motor do carro. Para prevenir acidentes terá de trocar a bateria, em algum momento, uma vez que a duração da bateria de um carro é, em média, de dois a três anos. A seguir, vamos explicar como carregar, trocar e recuperar a bateria do carro.

 

O que é necessário para trocar a bateria do carro?

  • Bateria nova semelhante à antiga;
  • Chave de fendas;
  • Luvas para proteger as mãos dos ácidos das baterias;
  • Spray lubrificante WD-40® Produto Multiusos.

 

Etapas simples para trocar e carregar a bateria do carro

Como trocar a bateria do carro?

  1. Deve desconectar o carro cerca de dez minutos antes, com o propósito de evitar possíveis choques elétricos. Posteriormente, abra o capô, com o seu carro desligado.
  2. Use a chave de fendas ou chave inglesa para desenroscar as porcas. Nesta etapa, use o spray WD-40® Produto Multiusos para ajudar a retirar as porcas mais presas. Remova primeiro o cabo preto (polo negativo), caso contrário, poderá provocar uma chuva de faíscas. Em seguida, remova o polo positivo e retire a bateria usada.
  3. Insira a nova bateria e, desta vez, conecte primeiro o terminal positivo e só depois o terminal negativo. Aperte bem os parafusos dos cabos com a chave. Use o spray lubrificante WD-40® com o fim de lubrificar bem os terminais, ganhando, assim, uma maior durabilidade. Além disso, ajudará a manter os terminais limpos e protegidos da humidade e ferrugem.
  4. Ligue o carro e verifique se tudo funciona normalmente. Se não iniciar, talvez não tenha colocado os terminais da bateria corretamente. Verifique novamente, se necessário.
  5. Entregue a bateria antiga numa loja especializada, pois pode conter chumbo. As baterias devem ser deixadas para reciclagem, em lugares específicos.

 

Etapas simples para trocar e carregar a bateria do carro

Como carregar a bateria do carro?

Se o nível de carga da bateria estiver baixo, poderá ser preciso carregar a bateria. Contudo, existem à venda carregadores de baterias que se ligam diretamente a uma tomada elétrica da sua casa. Veja quais são os passos que deve realizar para recuperar a bateria do seu carro.

  1. Antes de tudo, desligue os cabos da bateria e analise o nível do líquido. Se necessário, ateste a bateria com água destilada.
  2. Em seguida, ligue o cabo preto do carregador ao terminal negativo da bateria e o cabo vermelho ao terminal positivo. Ligue o carregador e espere algumas horas.
  3. Se a leitura no amperímetro do carregador se mantiver entre 1 e 2 A, durante uma hora, isso significa que a bateria está carregada.
  4. Desligue o carregador da tomada antes de retirar os terminais. Em seguida, volte a ligar os cabos da bateria.
  5. Por fim, verifique o nível de carga com um hidrómetro de bateria, que serve para medir a densidade do eletrólito. Uma leitura de pelo menos 1,275 indica que a bateria está completamente carregada. Siga as instruções que acompanham o hidrómetro.

 

Gostou deste artigo e quer mais informações sobre como trocar e carregar a bateria do carro, então veja:

Como recuperar a bateria descarregada de um carro

Dicas para uma fácil manutenção do carro

Manutenção do automóvel: Cuidados a ter com o carro

 

Se ficou interessado em comprar os produtos WD-40 saibaonde comprar. 

AVISO:

Os usos descritos para o WD-40 Produto Multiuso foram compartilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. Estes usos não foram aprovados pela WD-40 Company e não são uma recomendação de uso por parte da WD-40 Company. O senso comum deve sempre ser aplicado ao se utilizar os produtos da WD-40. Siga sempre as instruções e tome nota das advertências descritas na embalagem do produto.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2019 WD-40 Company