matomo

Limpeza de carros: como tirar pastilha elástica do tapete

Não é muito incomum uma pastilha elástica cair, acidentalmente, dentro do carro. O pior é quando não a vemos e é calcada, ficando presa no tapete. Caso a pastilha elástica não seja corretamente removida, pode deixar os tapetes danificados. No entanto, existem alguns métodos que tornam possível tirar a pastilha elástica na sua totalidade, sem que deixe marcas.

 

Utilizar gelo

Um dos métodos para tirar pastilha elástica dos tapetes do carro é o uso de gelo. Como? Encha um saco plástico com cubos de gelo e coloque sobre a área do tapete com a pastilha elástica, até que esta endureça. Entretanto, após verificar que a pastilha elástica ficou dura e quebradiça, pode, cuidadosamente, raspá-la com a ajuda de uma pequena espátula. Atenção, deve garantir que o saco está bem fechado, com o fim de não molhar o tapete. No entanto, caso verifique que ainda existem resíduos de pastilha elástica nas fibras do tapete, pode ser necessário repetir o processo.

Este método, apesar de eficaz, requer uma quantidade de tempo considerável. Além do mais, se experimentar fazer isto num dia quente, o gelo tende a derreter com rapidez, o que pode não dar tempo para tornar a pastilha elástica suficientemente quebradiça para o sucesso do método.

Deste modo, se está com pouco tempo, é aconselhável tentar outra técnica.

 

Dissolver a pastilha elástica

Outra alternativa para tirar pastilha elástica do tapete é dissolvê-la. Para tal, pode usar o fluido do isqueiro, uma vez que tem eficiência para esta finalidade. Só precisa molhar um pedaço de pano com o fluido de isqueiro, normalmente composto por nafta , e esfregar na pastilha elástica. Rapidamente verá a chiclete a começar a dissolver-se.

No entanto, este é um processo que envolve alguns cuidados e precauções, uma vez que a nafta é um líquido altamente inflamável. Assim, garanta que a área onde vai aplicar este processo seja muito bem ventilada.

Outro produto que serve para o mesmo efeito é a Acetona que, normalmente, é utilizada para remover verniz. O procedimento é bastante semelhante. Assim, basta molhar uma parte do pano com acetona e, em seguida, esfregar sobre a pastilha elástica. Como resultado, esta começará a dissolver. Mais uma vez, precisa de ter cuidados ao trabalhar com acetona, na medida em que é um produto que pode danificar as fibras do tapete.

Certifique-se de testar uma pequena área primeiro para garantir que o produto não danifica o material.

 

Aplicar WD-40® Produto Multiusos®

Um dos dois mil usos do produto WD-40 é remover pastilhas elásticas do tapete do carro. Assim, recomendamos o uso do spray WD-40® Produto Multiusos®, preferencialmente o  WD-40® Dupla Ação. A grande vantagem do WD-40 Dupla Ação é permitir uma fácil alternância entre uma aplicação ampla e uma aplicação precisa. Além do mais, não se precisa preocupar com danos, uma vez que WD-40® não estraga as fibras do tapete, nem deixa qualquer tipo de marca ou mancha.

Tudo o que precisa fazer é borrifar cuidadosamente toda a pastilha elástica e a área envolvente com WD-40 e dar tempo para atuar. É recomendado que deixe o produto atuar eficazmente no tapete, por cerca de 30 minutos. Depois só precisa de uma pequena espátula ou faca para começar a tirar a pastilha elástica. Comece por uma extremidade até ser totalmente removida.

Se verificar que ainda existem resíduos de chiclete no tapete, repita o processo. Por fim, aconselhamos a passar um pano com água e sabão, de forma a remover todo o produto e deixar o tapete bem limpo.

 

Limpeza de carros: como tirar pastilha elástica do tapete

 

Este é apenas um dos usos que pode dar ao WD-40 na limpeza do seu carro. Leia mais sobre a limpeza e manutenção de carros com WD-40 nestes artigos:

Como limpar o carro eficazmente

Dicas para uma fácil manutenção do carro

 

Se está interessado em comprar os produtos WD-40 saiba onde comprar.

AVISO:

Os usos descritos para o WD-40 Produto Multiuso foram compartilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. Estes usos não foram aprovados pela WD-40 Company e não são uma recomendação de uso por parte da WD-40 Company. O senso comum deve sempre ser aplicado ao se utilizar os produtos da WD-40. Siga sempre as instruções e tome nota das advertências descritas na embalagem do produto.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2019 WD-40 Company