Manutenção da caixa de fusíveis do carro

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
loading...Loading...
Manutenção da caixa de fusíveis do carro

Imagine que as luzes novas do seu carro deixam de funcionar de um momento para o outro. Mas como é possível? Não desespere! Tal pode ter sido causado por um elemento que está presente em todos os veículos: a caixa de fusíveis.

Caso os fusíveis do seu carro queimem com facilidade, tal não significa que eles são de má qualidade. Pelo contrário, quando um fusível queima, apenas está a fazer o trabalho que lhe compete: proteger os restantes componentes do carro. Trata-se de um componente que “avisa” o condutor de que algo de errado se passa com o carro.

Deste modo, assegurar um bom funcionamento dos fusíveis é essencial para a segurança do carro. A seguir, identificamos alguns cuidados a ter para manter um bom funcionamento dos fusíveis e evitar problemas desnecessários. Além disso, a manutenção da caixa de fusíveis é simples e pouco dispendiosa.

 

O que é e como funciona a caixa de fusíveis do carro?

A caixa de fusíveis tem a função de proteger o sistema elétrico do carro de curto-circuitos, incêndios, sobreaquecimento, sobrecarga ou mau funcionamento. Os fusíveis derretem sempre que é ultrapassado um determinado limite de corrente, protegendo outros componentes do carro mais dispendiosos e mais difíceis de reparar.

A caixa de fusíveis é muito semelhante ao quadro elétrico que temos nas nossas casas: quando vai abaixo, avisa-nos de que existe uma sobrecarga ou há algo de errado com algum equipamento.

 

Onde estão os fusíveis?

Como os fusíveis são componentes sensíveis e podem fundir a qualquer momento, é essencial conhecer a sua localização e função, de modo a substituí-los o mais rapidamente possível. Só desta forma se evita o incómodo de uma avaria nas luzes à noite, por exemplo.

Todos os carros possuem fusíveis, e estão, normalmente, distribuídos por caixas. Uma delas situa-se na parte da frente do automóvel, debaixo do capot e no berço do motor, onde se encontram os fusíveis mais complexos relacionados com os componentes mais visíveis, como o sistema de travagem ABS. A outra caixa localiza-se junto da coluna de direção ou no interior da coluna de direção, na qual se encontram os fusíveis associados aos circuitos mais pequenos e aos equipamentos controlados pelos passageiros, como o sistema de ar condicionado.

No manual da viatura encontra a localização exata e a função referente a cada fusível.

 

Como realizar a manutenção da caixa de fusíveis do carro?

Um dos componentes a ter em conta para uma ótima manutenção do carro é a caixa de fusíveis. É essencial ter alguns cuidados com os fusíveis, de modo a prevenir problemas desnecessários.

Primeiramente, é necessário verificar se os fusíveis estão colocados de acordo com o manual do carro, com a amperagem correta, no local correto. Caso contrário, não funcionarão e podem queimar.

Além disso, como os fusíveis ficam muitas vezes próximo do motor, é importante limpar e protegê-los da oxidação. Para limpar contactos elétricos, como é o caso dos fusíveis, utilize o Limpa Contactos WD-40® Specialist®. O Limpa Contactos foi especialmente desenvolvido para limpar eficazmente os contactos dos equipamentos elétricos e eletrónicos. Basta agitar o spray Limpa Contactos e pulverizá-lo a cerca de 15-30 cm da caixa de fusíveis. No entanto, lembre-se de desligar o carro um pouco antes de limpar os fusíveis. Deixe atuar e aguarde que seque. Não ligue o carro enquanto o produto não estiver completamente seco. Após aplicar o Limpa Contactos, pulverize o WD-40 Produto Multiusos na caixa de fusíveis, que irá repelir a humidade e proteger da oxidação.

Para saber se é necessário trocar um fusível, basta analisar a parte metálica. Caso esteja partida, é importante mudar o fusível, assim que possível.

 

Saiba mais sobre a caixa de fusíveis, bem como sobre a manutenção do carro:

Definição e tipos de fusíveis

Manutenção do automóvel: Cuidados a ter com o carro

Manutenção do automóvel: Como preparar o carro para viajar

 

Neste vídeo, poderá conferir como se realiza a manutenção da caixa de relé:

Quem somos

WD-40 Company é uma organização global dedicada à criação de memórias e experiências positivas duradouras através do desenvolvimento e venda de produtos que solucionam problemas em oficinas, fábricas e casas em todo o mundo.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2018 WD-40 Company