Manutenção do automóvel: Como preparar o carro para viajar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
loading...Loading...
Como preparar o carro para viajar

As férias estão aí à porta, e uma viagem de carro é sempre uma boa opção para viajar pelo país ou visitar o estrangeiro. No entanto, seja uma viagem de carro longa ou curta, é necessário preparar o carro para viajar, pelo menos, 2 semanas antes. Desta forma, a revisão do carro é essencial para minimizar problemas e evitar acidentes durante a viagem. Neste artigo, explicamos como preparar o carro para viajar, identificando os elementos básicos a verificar antes da viagem de carro.

 

Que fatores ter em conta ao planear uma viagem de carro?

 

Revisão do carro

Caso não tenha muito à vontade com a mecânica do carro, recomendamos levar o seu carro a um mecânico. Deste modo, garante que está tudo a funcionar perfeitamente. Agende a revisão numa oficina, pelo menos, 2 semanas antes do início da viagem de carro. Assim, caso haja um problema, o mecânico terá tempo para realizar a respetiva reparação.

 

Manutenção do automóvel: Como preparar o carro para viajar

Pneus do carro

Os pneus do carro são um dos elementos mais importantes para a segurança na estrada. Deste modo, deve ter atenção ao desgaste e à pressão dos pneus, antes da viagem de carro.

Caso estejam muito desgastados, é necessário trocar os pneus, usando o lubrificante multiusos WD-40 para desaparafusar facilmente as porcas ou os parafusos das rodas. O mínimo legal da profundidade do rasto dos pneus é de 1,6 mm, porém nunca deixe chegar a este limite, trocando os pneus assim que possível. Analise se o desgaste dos pneus é uniforme, caso contrário deve calibrá-los ou alinhar a direção.

Também deve ter em conta a pressão dos pneus, uma vez que se esta for insuficiente, além de comprometer a sua segurança na estrada, irá gastar mais combustível. Verifique a pressão dos pneus, recomendada para o peso que irá levar, no manual de instruções, na porta do carro ou na tampa do depósito de combustível.

Siga as indicações anteriores para o pneu suplente. Verifique também se dispõe das chaves, do macaco e do adaptador da porca de segurança.

 

Travões do carro

Os travões, ou freios, se não funcionarem bem podem trazer vários problemas e possíveis acidentes. Analise as pastilhas e os discos de travão antes do início da viagem de carro, e troque-os caso se encontrem desgastados e abaixo do limite recomendado.

 

Nível de óleo e de água

É bastante importante manter o nível dos fluídos básicos de um veículo, como o óleo, a água e a refrigeração, sempre em ordem. Gaste algum tempo para verificar o nível destes líquidos, sempre depois de o motor arrefecer e encontrar-se frio.

 

Luzes do carro

Antes de uma viagem de carro é essencial comprovar se todas as luzes funcionam: desde as luzes de travões aos médios. Caso alguma se encontre danificada, substitua-a, resolvendo o problema o mais rápido possível. Ao não ter as luzes funcionais poderá pôr em causa a sua segurança e a dos outros, principalmente durante a noite.

 

Manutenção do automóvel: Como preparar o carro para viajar

Bateria do carro

Uma vez que é a bateria que aciona o motor do carro, depende dela se o carro funciona corretamente ou não. Para prevenir acidentes, é fundamental verificá-la e, se necessário, carregar ou trocar a bateria. Use o spray WD-40® Produto Multiusos para, além de ajudar a retirar as porcas mais presas, lubrificar os terminais, ganhando assim uma maior durabilidade, e mantendo os terminais limpos e protegidos da humidade e ferrugem.

 

Documentos do carro

É essencial ter todos os documentos atualizados e guardados dentro da viatura. Confirme as datas de validade dos documentos do carro, como o Documento Único Automóvel (DUA) ou livrete, o seguro e o registo de propriedade. Caso viaje de carro para o estrangeiro, tenha o cuidado de verificar se o país tem cobertura para o seu seguro.

 

Objetos de segurança do carro

Existem alguns elementos essenciais a ter no carro, para a sua segurança, no caso de um acidente. São eles o triângulo de sinalização, o colete refletor e o kit de primeiros socorros. Verifique se os possui e se estão em boas condições de uso.

 

Assista a este vídeo para saber como planear uma viagem de carro:

Preparando o carro para viajar

 

Também lhe podem interessar estes artigos, para preparar o carro para uma viagem:

Manutenção do automóvel: Cuidados a ter com o carro

Dicas para uma fácil manutenção do carro

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2018 WD-40 Company