matomo

Manutenção do carro: limpar e proteger o motor

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
loading...Loading...

Para manter um carro em bom estado de funcionamento, a limpeza do seu exterior e interior não basta. Assim, limpar o motor e fazer uma correta manutenção é imprescindível para prolongar a vida do carro, evitando alguns problemas. Para além disso, um motor limpo revela com mais facilidade qualquer problema que ocorra nesta área, como uma fuga de óleo ou de líquido de refrigeração.

 

Quais os produtos essenciais para limpar e proteger o motor do carro?

Neste processo necessita de sacos de plástico ou outro tipo de plástico, um pincel ou uma escova, água morna, um pano e o spray WD-40® Produto Multiusos.

Com a ajuda destes materiais, pode cuidar da limpeza do motor do seu carro e retirar toda a sujidade acumulada. Assim, basta seguir três etapas simples.

 

Etapas para limpar o motor do carro:

  1. Preparar o motor para a limpeza. Em primeiro lugar, remova qualquer objeto que possa estar presente no compartimento do motor e que não deveria estar. Pequenos ramos, folhas ou papel. De seguida, a WD-40 recomenda que retire a bateria e proteja os elementos eletrónicos, uma vez que a água da lavagem pode causar danos a estes componentes. Aqui incluem-se os módulos e sensores eletrónicos instalados na lateral do motor e no painel traseiro, o módulo da injeção eletrónica, o módulo do ABS, o módulo de carroçaria, o alternador, a bobina e a caixa de relés. Para proteger estes elementos sensíveis utilize os plásticos, e verifique se está tudo bem revestido.
  1. Lavar o motor do carro. Com o motor frio, borrife todo o motor do carro com o spray WD-40® Produto Multiusos. Em seguida, deixe o produto atuar cerca de 5 minutos. Se o motor estiver com bastante sujidade, deixe atuar durante mais alguns minutos. Esfregue as áreas do motor com mais sujidade acumulada com o pincel ou a escova. Uma vez que este produto tem uma ação muito eficaz na remoção de manchas, verá que será mais fácil limpar as zonas mais sujas. Utilize a água para molhar o motor e remover toda a sujidade e gordura. Se verificar que existem partes do motor que não ficaram totalmente limpas, pode passar novamente a escova. Posteriormente, utilize água para limpar.
  1. Finalizar a limpeza. Utilize um pano seco para enxaguar todo o motor do carro, de maneira a evitar manchas ou eventuais resíduos. Por fim, remova os plásticos que colocou na preparação. A aplicação regular de WD-40® Multiusos evita a oxidação do motor, protege-o e deixa-o a brilhar. Além disto, mantém todas as peças lubrificadas.

 

A sujidade, ao longo do tempo, degrada o motor do carro. É essencial a correta manutenção, limpeza e proteção desta peça vital do automóvel. Aproveite também para fazer uma limpeza completa do carro e verá que da próxima vez que andar nele vai ter muito mais prazer!

 

Se ficou interessado em comprar os produtos WD-40  saibaonde comprar. 

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2019 WD-40 Company