Para nós, a segurança está sempre em primeiro lugar. Antes mesmo de qualquer solução para o teu dia-a-dia, a segurança deve ser sempre uma prioridade, seja a que nível for. Posto isto, este artigo fala sobre prevenção, focando uma ferramenta nem sempre valorizada: o macaco do carro.

 

O que deves ter em atenção para andar de carro em segurança?

Para andares em segurança na estrada não basta que seja feita uma boa manutenção do carro e que os pneus estejam em bom estado de conservação. E não falamos apenas dos quatro pneus, mas também do suplente, que é tão importante quanto os outros. Precisas também de ter em atenção o macaco que tens no carro. A questão é simples, mas importante. Precisas de mudar um pneu durante uma viagem longa, ou até numa viagem para o trabalho. Tens o pneu suplente, mas não tens macaco. E agora? Bom, vamos dar-te alguns conselhos para não seres apanhado desprevenido no momento da troca do pneu.

 

Estado e pressão dos pneus

No que diz respeito ao pneu suplente, não te esqueças de verificar se está em bom estado e com a pressão correta. Aproveita para tratar do pneu suplente quando retificares a pressão de ar nos restantes pneus.

 

Macaco do carro

Em qualquer viagem estamos sempre sujeitos a furar um pneu e quando isso acontece devemos estar preparados para resolver o problema. Para além de ser conveniente certificar se o macaco está no carro, é importante verificar se está em boas condições. Outra tarefa que deves conhecer é como trocar um pneu do carro.

 

Que tipos de macaco existem?

Existem dois tipos de macaco: o mecânico e o hidráulico.

 

Macaco hidráulico

O macaco hidráulico tem um manuseamento mais fácil, visto que apenas é necessário fazer movimentos para cima e para baixo com a manivela. O esforço é menor por parte do condutor, mas é mais caro.

 

Macaco mecânico

Depois existe o macaco mecânico, que é o mais utilizado nos veículos particulares. Ao utilizares o macaco, é importante verificares a zona própria para acoplar este tipo de macaco. Se não sabes qual é a zona, basta consultares o livro de instruções do carro.

 

Manutenção do macaco do carro

Estas ferramentas são imprescindíveis numa emergência, mas se não estiverem em bom estado poderão não ser úteis. Assim, é conveniente fazeres uma simples manutenção com regularidade. Para isso, recomendamos utilizar o WD-40® Produto Multi-Uso Dupla Ação.

  • Aplica o produto no macaco e utiliza a cânula para aplicares o produto nas zonas de difícil acesso;
  • Aguarda para que o produto faça efeito;
  • Retira o excesso de produto com um pano limpo.

Agora sim, com os pneus em bom estado e com o macaco em perfeito funcionamento, nada te pode parar se tiveres um contratempo com a roda do teu veículo. Conta connosco para te dar cada vez mais dicas.

 

Se ficaste interessado nos produtos WD-40, sabe onde comprar.