Lavar a bicicleta não precisa de demorar muito tempo. O importante é que a bicicleta esteja limpa e lubrificada, a fim de preservar o desempenho das peças e aumentar a sua durabilidade.
A sujidade diminui a performance da bicicleta, uma vez que os componentes são acabam por ter um desgaste maior e mais rápido. Para manteres a tua bicicleta sempre limpa e lubrificada, apresentamos-te uma rotina de lavagem da bicicleta feita em poucos minutos!
O que devo ter em atenção ao lavar a bicicleta?
Lavagem geral da bicicleta
Sabias que com o produto WD-40 Specialist Bike Limpeza Total podes fazer uma boa limpeza à tua bicicleta? Pulveriza a bicicleta por completo com este produto, deixa atuar por uns minutos e depois retira o produto com água limpa (num balde ou de mangueira, mas com pouca pressão). Podes utilizar uma esponja para retirar alguma sujidade que teime em não sair. Caso tenhas uma bicicleta de montanha que esteja bastante suja, pode ser necessária uma limpeza específica para esse caso.
Limpeza da transmissão
Para além de limpares a bicicleta com WD-40 Specialist Bike Limpeza Total, podes fazer uma limpeza mais pormenorizada a algumas zonas que são importantes trabalhar. A transmissão é responsável pelo bom desempenho da bicicleta, pelo que é necessário ter em atenção a limpeza da transmissão no processo de lavagem da bicicleta. Utiliza WD-40 Specialist Bike Desengordurante para a transmissão e as correntes. Se as correntes tiverem bastante sujidade ou lama, utiliza uma escova de dentes para remover melhor esses detritos.
Lubrificar a corrente da bicicleta
A corrente é outra das zonas importantes da tua bicicleta. A segurança e o conforto passam por ter a corrente sempre impecável. A WD-40 possui lubrificantes para correntes em ambiente húmido, seco e para qualquer clima. Para além dos cuidados normais, deves ter em atenção alguns detalhes ao lubrificar a corrente da bicicleta no inverno, uma vez que devido às caraterísticas da estação, são necessários cuidados redobrados para manter a corrosão afastada das correntes.
Manutenção do desviador
Não queremos que deixes nenhuma parte da tua bicicleta descurada. Por isso mesmo, queremos sublinhar a importância da função e da manutenção do desviador. Nesta tarefa deves retirar uma das rodas para desmontar o cabo do desviador e a corrente. Só dessa forma conseguirás desmontar o desviador, fazer-lhe a respetiva manutenção e desengordurar as peças. Consulta este tutorial com sete passos só sobre esta matéria.
Lubrificar os amortecedores
Os amortecedores da bicicleta ficam muitas vezes esquecidos quando toca a limpar e fazer a manutenção da bicicleta. A boa manutenção dos amortecedores permite, por exemplo, prolongar a vida da suspensão. Com algumas ferramentas e os produtos WD-40 certos, vais poder lubrificar e limpar os amortecedores com mais facilidade.
Remover ferrugem dos carretos
Sim, sim. É importante não esquecer os carretos da bicicleta. Se descurares os carretos podem ganhar ferrugem e ser um grande problema! Garante que tens na garagem o WD-40 Specialist Bike Lubrificante Correntes Ambiente Húmido, uma vez que este produto é um grande aliado nesta tarefa. Consulta o nosso artigo sobre como tirar ferrugem da bicicleta que te explica precisamente como o fazeres.
Ao lavar e cuidar da bicicleta, é ainda importante teres em mente algumas dicas:
– Evita lavar a bicicleta com máquinas de alta pressão, uma vez que podem danificar os componentes mais sensíveis;
– Seca a bicicleta depois de cada lavagem, com o intuito de evitar a ferrugem nas peças de aço;
– Limpa e lubrifica as correntes da bicicleta com bastante frequência;
– Guarda a bicicleta num local interior, fechado e seco, pois deve ser mantida longe da humidade para não oxidar;
– Tem em atenção o desgaste das peças e verifica a pressão dos pneus ocasionalmente.
É isto! Ao incluíres todas estas tarefas quando pretendes lavar a bicicleta, vais ver que passado pouco tempo já se torna tudo muito automático e que não te ocupará muito tempo! O melhor de tudo é que irás manter a tua bicicleta com um excelente desempenho e bem conservada.
Partilha este artigo nas tuas redes sociais para que os teus amigos também fiquem a saber mais sobre como fazer a lavagem e manutenção convenientes às bicicletas que têm em casa!