matomo

Como tirar parafuso moído ou enferrujado

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
loading...Loading...

Não é nada agradável tentarmos tirar uma porca ou parafuso preso e não conseguirmos. É normal que com o tempo a ferrugem se espalhe pela superfície de metal de um parafuso ou porca. Isto ocorre devido à humidade. Os parafusos mais velhos também tornam-se moídos e com a cabeça gasta. Assim, quando os queremos retirar, temos bastante dificuldade. Mas não se preocupe! Vamos ajudá-lo a tirar parafusos enferrujados e presos, assim como a tirar parafusos com a cabeça gasta!

No entanto, antes de tudo, queremos partilhar uma dica bastante importante: não tente tirar o parafuso moído ou enferrujado com o uso da força. Ao forçar o parafuso a sair, este poderá partir, logo todo o trabalho será em vão. Caso o parafuso não se solte ao girar cuidadosamente com uma chave de fendas, não o force. Siga as nossas dicas de como tirar um parafuso com a cabeça gasta ou com ferrugem.

 

Como tirar parafuso moído ou enferrujado

Material necessário para tirar um parafuso com a cabeça gasta ou enferrujado:

  • WD-40® Specialist® Penetrante para tirar o parafuso enferrujado ou fortemente corroído
  • WD-40® Produto Multiusos para lubrificar e ajudar a tirar o parafuso moído ou enferrujado
  • Chave de fendas para tirar parafusos moídos e enferrujados
  • Chave inglesa para tirar porcas enferrujadas ou presas
  • Secador de cabelo para aquecer a área, ajudando a soltar o parafuso
  • Elástico de borracha ou balão vazio com o intuito de aumentar a aderência e ser mais fácil tirar o parafuso com a cabeça gasta

 

Como tirar parafuso enferrujado ou preso?

  1. Em primeiro lugar, aplique o spray Penetrante da WD-40 no parafuso e deixe atuar durante cerca de 3 minutos. Este spray Penetrante foi especialmente concebido para libertar e soltar peças e mecanismos, até mesmo os fortemente corroídos ou presos por acumulação de ferrugem. Desse modo, tira parafusos enferrujados com grande facilidade.
  2. Por fim, utilize a chave de fendas para girar o parafuso, lentamente e com cuidado para não o partir. Caso seja uma porca, então use a chave inglesa.
  3. Por outro lado, para prevenir que os seus parafusos enferrujem, aplique o spray multiusos WD-40 ocasionalmente, uma vez que este spray protege o metal da oxidação e corrosão.

 

Veja este vídeo, no qual lhe explicamos como tirar parafusos enferrujados e fortemente corroídos com o spray Penetrante:

 

Como tirar parafuso moído ou com a cabeça gasta?

  1. Se o parafuso estiver preso a um metal, aplique o lubrificante multiusos WD-40 e deixe atuar durante 15 minutos.
  2. Em seguida, aumente a aderência do parafuso, colocando um elástico de borracha ou um balão vazio em cima da cabeça do parafuso. Com a chave de fendas em cima do elástico ou do balão, gire cuidadosamente o parafuso.
  3. Caso não tenha sido capaz de tirar o parafuso moído com o método do ponto anterior, dê um corte mais ou menos profundo na cabeça do parafuso. Utilize, para tal, uma faca de serra ou um serrote. Assim, será mais fácil introduzir a chave de fendas nesse corte e, desse modo, tirar o parafuso com a cabeça gasta.

 

Agora que já sabe como tirar ferrugem dos parafusos e como tirar um parafuso moído, recomendamos a visitar os seguintes links:

O que é a ferrugem?

Como tirar ferrugem das ferramentas

Como retirar um parafuso espanado

 

Se ficou interessado em comprar os produtos WD-40  saibaonde comprar. 

AVISO:

Os usos descritos para o WD-40 Produto Multiuso foram compartilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. Estes usos não foram aprovados pela WD-40 Company e não são uma recomendação de uso por parte da WD-40 Company. O senso comum deve sempre ser aplicado ao se utilizar os produtos da WD-40. Siga sempre as instruções e tome nota das advertências descritas na embalagem do produto.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2019 WD-40 Company