matomo

Manutenção da bicicleta: Travões

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
loading...Loading...

Verificar o estado dos travões é fundamental para que possa viajar em segurança de bicicleta. Assim, a manutenção da sua bicicleta deverá incluir um momento para verificar o estado dos travões.

De maneira geral há dois tipos de travões: os manuais de maxilas e os travões de cubo. Os primeiros têm o comando localizado em ambos os lados do guiador; os segundos, por exemplo, são os travões de contrapedal.

 

Afinação dos travões

Deverá verificar, com frequência, a afinação dos travões. Como? Em primeiro lugar, transporte a sua bicicleta à mão, assumindo a velocidade de marcha, e trave de seguida. Se tudo estiver bem, verificará que as duas rodas se imobilizam de imediato. No entanto, se o processo de travar exige que a alavanca seja pressionada para lá de meio, está na hora de fazer uma afinação. Esteja atento aos ruídos dos travões, verificando se chiam ou vibram; confirme se os calços se encontram alinhados ou precisam de um aperto no parafuso de fixação ou até de substituição, por se encontrarem gastos.

Lubrificação dos travões

No que diz respeito a necessidades de lubrificação nos cabos dos travões, o WD-40® Produto Multiusos poderá ser aplicado, uma vez por mês, nos pontos em que os cabos passam através das guias. O mesmo produto pode ser usado para lubrificar os travões de maxila: aplique nas articulações ou nas roldanas. Por fim, retire o excesso do produto com um pano.

 

A importância das revisões

É muito importante fazer duas revisões por ano à sua bicicleta. Recomendamos que as faça no final do verão e no final do inverno, de forma a verificar o estado das peças, se necessitam de ajustes ou substituição. Aproveite para avaliar se há presença de ferrugem ou necessidade de lubrificação de algum componente específico.

 

Bons passeios!

 

Se ficou interessado em comprar os produtos WD-40  saibaonde comprar. 

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2019 WD-40 Company