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Manutenção da bicicleta – Pressão dos pneus da bicicleta

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Muitas vezes negligenciada, a pressão dos pneus da bicicleta é essencial para o bom funcionamento da bicicleta e para a sua segurança. No entanto, não é um assunto tão simples como parece, uma vez que tal depende de vários fatores. Em seguida, explicamos como escolher a pressão correta dos pneus para a sua bicicleta.

 

Qual é a pressão ideal dos pneus de bicicleta?

Ao contrário do que possa pensar, não existe uma pressão ideal e correta, uma vez que tal depende de vários fatores:

  • Peso do ciclista (quanto mais leve, menor a pressão dos pneus);
  • Carga adicional na bicicleta (quanto mais carga, maior a pressão dos pneus);
  • Estado do piso (quanto menos acidentado, maior a pressão dos pneus);
  • Largura do pneu (quanto mais fino, mais pressão);
  • Condições climáticas (em terrenos escorregadios, menor deve ser a pressão dos pneus, uma vez que aderem melhor ao piso);
  • Preferências pessoais (para pouca resistência ao rolamento, maior a pressão dos pneus; para um conforto em terrenos acidentados, menor a pressão dos pneus).

Os limites mínimos e máximos estão sempre indicados na lateral dos pneus. Assim, consulte-os sempre que necessitar.

O ideal é realizar testes de comparação com várias calibragens, diminuindo ou aumentando a pressão, a fim de concluir qual o melhor que se adapta às suas necessidades.

 

Com que frequência deve ser verificada a pressão dos pneus da bicicleta?

Até as melhores câmaras de ar perdem ar muito rapidamente, uma vez que, ao contrário dos pneus dos carros, têm pressões maiores e a parede de retenção de ar é mais fina. Nesse sentido, recomenda-se que a pressão seja verificada, no mínimo, 1 vez por mês.

 

Tabela de pressão de pneus de bicicletas

Partilhamos consigo a tabela de pressão de pneus para bicicletas, tendo em conta o peso de 75kg (ciclista mais carga adicional). No entanto, tenha sempre em atenção os limites de pressão apresentados nas laterais dos pneus.

 

Largura do piso do pneu
Pressão recomendada
(com 75 Kg)
Por cada kg a mais ou a menos (bar a aumentar ou retirar)

20 mm

7.5 – 9 bar0.1/0.12 bar

23 mm

7.5 – 8 bar

0.1/0.11 bar

25 mm7 bar

0.093 bar

28 mm

6 bar0.08 bar
30 mm5.5 bar

0.073 bar

32 mm

5 bar0.067 bar
35 mm4.5 bar

0.06 bar

37 mm

4.5 bar0.06 bar
40 mm4 bar

0.053 bar

42 mm

4 bar0.053 bar
44 mm3.5 bar

0.047 bar

47 mm

3.5 bar0.047 bar

50 mm

3 bar0.04 bar
54 mm2.5 bar

0.03 bar

57 mm2.2 bar

0.029 bar

60 mm2 bar

0.027 bar

 

 

Dicas:

  • O pneu da frente da bicicleta pode ser calibrado com cerca de 15 a 20% de pressão a menos do que o pneu traseiro. Assim, os pneus aumentam a aderência nas curvas e ajudam a amortecer as irregularidades do piso.
  • Menos pressão dos pneus significa mais atrito com o solo. Como resultado, maior aderência. Pelo contrário, maior pressão dos pneus corresponde a um menor contacto com o solo, ou seja menor aderência e maior velocidade.
  • Os pneus com uma pressão demasiado baixa podem provocar o desgaste prematuro do pneu, logo mais furos e rasgos, embora absorvam melhor os impactos. Em contrapartida, os pneus com excesso de pressão podem estourar com mais facilidade ao bater numa pedra, porém tornam a bicicleta mais rápida.

 

Não só a pressão dos pneus é importante, mas também a realização de uma manutenção da bicicleta completa frequentemente. Nesse sentido, lubrificar as correntes da bicicleta e proteger a bicicleta da humidade, são tarefas que ajudam a prolongar a vida útil da sua bicicleta.

Assim, saiba mais sobre a manutenção da bicicleta, aqui:

Como lubrificar a corrente da bicicleta corretamente

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