matomo

Manutenção da bicicleta: sistema de mudanças

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
loading...Loading...

De forma às mudanças da bicicleta se encontrarem em perfeitas condições, as mudanças de roda devem ser feitas de forma suave e precisa. Desse modo, é necessário manter uma rotina de manutenção destes componentes para não comprometerem a segurança nos passeios, nem o desempenho de outros componentes aos quais estão ligados.

 

Problemas comuns ao mudar a mudança da bicicleta

 

Um dos problemas mais comuns é quando as mudanças não ocorrem corretamente de uma roda para a outra. Isto pode ter origem em vários fatores. A tensão do cabo pode não se encontrar devidamente ajustada, a transmissão estar suja ou ainda não estar devidamente lubrificada. Deste modo, outros problemas tendem a surgir como como ruídos incomodativos e saltos de dois pinhões quando só se pretende levantar ou baixar um.

Antes da condução é importante verificar alguns aspetos. Assim, importa confirmar se os dentes das rodas estão em boas condições, de forma a garantir que nenhum está partido. Em seguida, é fundamental analisar o estado de limpeza e lubrificação de todo o sistema de mudanças.

 

Como lubrificar o sistema de mudanças da bicicleta

 

Se as mudanças custam a entrar, pode não ser sinal de necessidade de substituição de peças. Antes de mais é importante verificar se o sistema de mudanças não contém demasiada sujidade e resíduos.

Uma bicicleta que é utilizada frequentemente precisa de ser lubrificada uma vez por mês, na medida em que as poeiras causam a deterioração e o desgaste das peças. No entanto, antes de lubrificar a bicicleta, é importante garantir a sua limpeza com um produto próprio.

Em seguida, é essencial a lubrificação. Assim, para este processo, recomendamos a aplicação do Lubrificante de Correntes WD-40® Bike – All Conditions. Este produto, não só lubrifica, como também ajuda a eliminar a sujidade e repele a humidade. Desse modo, as peças que compõe o sistema de mudanças ficam protegidas da oxidação e da corrosão.

Por fim, deve ter o cuidado de limpar o óleo em excesso com a ajuda de um pano.

 

Lubrificar a corrente da bicicleta

 

Para além de lubrificar devidamente o sistema de mudanças, é aconselhável lubrificar a corrente da bicicleta. Este componente está diretamente relacionado com as mudanças e, deste modo, a má performance de um componente pode comprometer o funcionamento do outro. Assim, recomendamos o uso do mesmo lubrificante, o Lubrificante de Correntes WD-40® Bike – All Conditions. Quanto mais limpa e lubrificada estiver a corrente, mais precisas e suaves podem ficar as mudanças.

 

Não comprometa o desempenho da sua bicicleta pela falta de manutenção. Saiba mais acerca da correta manutenção deste veículo nos seguintes artigos:

Três tarefas a ter em conta na manutenção da sua bicicleta

Dicas para lubrificar a bicicleta

Dicas para uma fácil manutenção da bicicleta

 

Se estiver interessado em comprar os produtos WD-40 saiba onde comprar.

AVISO:

Os usos descritos para o WD-40 Produto Multiuso foram compartilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. Estes usos não foram aprovados pela WD-40 Company e não são uma recomendação de uso por parte da WD-40 Company. O senso comum deve sempre ser aplicado ao se utilizar os produtos da WD-40. Siga sempre as instruções e tome nota das advertências descritas na embalagem do produto.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2019 WD-40 Company