tracking

Manutenção da bicicleta: eliminar o ranger das molas do selim

Uma boa manutenção é meio caminho andado para não ter problemas com a sua bicicleta. Neste artigo focamos numa peça muito importante: o selim.

O selim é uma das peças mais importantes de ligação entre o ciclista e a bicicleta, por sustentar uma boa parte do peso do corpo. Quanto melhor conhecer os vários tipos de selim e a manutenção certa, mais segurança e conforto terá no momento de pedalar.

 

Existem vários tipos de selim?

 

Formato

Existem vários formatos, dependendo do fabricante e da tecnologia utilizada e daí variar o conforto de cada modelo. O selim numa bicicleta tem como objetivo apoiar o peso do ciclista quando estamos sentados a pedalar.

Estes elementos variam na largura, dependendo da estrutura de cada pessoa. Para além disso, o formato também varia, para acomodar diferentes anatomias. A tecnologia aplicada ao fabrico está tão avançada, que no momento de escolha, o fabricante tem métodos e ferramentas de medição que o ajudam a escolher o melhor selim para si.

 

Forração do selim

A forração do selim é feita com espumas de várias densidades. Ainda assim, alguns fabricantes produzem com borrachas ou gel. E não precisa de ter muita espuma para ser confortável. Basta que o selim tenha um formato anatomicamente correto para a pessoa.

 

Base

A base é, por norma, de plástico injetado, nylon ou fibra de carbono. O formato da estrutura é um detalhe que diferencia os vários selins, sendo esta flexível, com conforto para absorver as vibrações enquanto pedala. Atualmente, alguns selins têm buracos na parte central para aliviarem a pressão no períneo.

No entanto, ainda encontra com frequência selins com molas, onde existe uma amplificação do conforto de quem pedala.

Mas sabemos que muitas vezes o selim, principalmente quando constituído por molas, ganha um ranger incomodativo. O que adianta ter a bicicleta com a manutenção totalmente feita se, durante os quilómetros que faz, ouve constantemente este ranger incomodativo?

 

Como eliminar o ranger do selim da bicicleta?

 

Pois bem, se começar a ouvir o selim a ranger, aplique o spray lubrificante WD-40 Produto Multiusos. De seguida, faça pressão no selim para que o produto atue por todo o material. Passe um pano seco, para retirar algum excesso de produto.

Nesta tarefa é também importante lubrificar bem o espigão do selim, ou seja, a peça que liga o assento ao quadro da bicicleta. Esta peça, nomeadamente as zonas de ligação, quando não estão bem lubrificadas, causa muito ruído ao pedalar, o que é bastante incomodativo.

Para prevenir barulhos indesejados e conservar o material, é recomendado fazer esta tarefa com regularidade.

A WD-40 tem uma gama própria para bicicleta, WD-40 BIKE, onde encontra produtos para desengordurar, lubrificar e limpar a sua bicicleta. Faça você mesmo a manutenção completa da bicicleta nos tempos livres. Não só ocupa o tempo a cuidar de algo seu, como o conforto a pedalar será muito maior.

 

Se ficou interessado nos produtos WD-40, saiba onde comprar.

AVISO:

Os usos descritos para o WD-40 Produto Multiuso foram compartilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. Estes usos não foram aprovados pela WD-40 Company e não são uma recomendação de uso por parte da WD-40 Company. O senso comum deve sempre ser aplicado ao se utilizar os produtos da WD-40. Siga sempre as instruções e tome nota das advertências descritas na embalagem do produto.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2020 WD-40 Company