matomo

Cuidados a ter após lavagem da bicicleta

É muito comum encontrar bicicletas que, no momento de pedalar, fazem todo o tipo de ruídos irritantes. Muitas das vezes, o problema está na lavagem da bicicleta, ou neste caso, na falta dela. Desse modo, estas situações podem ser facilmente evitados se houver uma correta limpeza sempre que esta for usada. Isto aplica-se especialmente se os passeios de bicicleta forem por áreas de montanha, onde a sujidade e a lama entram em cada uma das peças que a constituem.

Quando estas peças são muito expostas a poeiras e detritos, começam a deteriorar-se. Assim, manter as peças da bicicleta devidamente limpas e lubrificadas é crucial para um bom desempenho. No entanto, é preciso ter alguns cuidados. Não só a lavagem da bicicleta é importante, como também o pós-lavagem.

Lavar a bicicleta não significa apenas lavar o quadro com um balde de água e sabão. Antes de tudo, se não forem tomadas algumas precauções, pode começar a aparecer ferrugem nas peças da bicicleta.

Dessa forma, apresentamos alguns cuidados que deve ter após a lavagem da sua bicicleta:

 

1. Enxaguar muito bem o quadro da bicicleta

A lavagem do quadro da bicicleta é feita, normalmente, recorrendo a sabão, água e uma esponja macia. Por fim, é usado um balde de água limpa para retirar toda a sujidade e sabão. No entanto, não deixe a lavagem ficar por aqui! Com um pano seco, seque todas as peças da bicicleta de forma a garantir que estas não fiquem sujeitas a ganhar ferrugem.

 

2. Limpar e lubrificar a corrente

Após uma lavagem geral da bicicleta é essencial fazer a manutenção específica de algumas peças, não só para evitar o desgaste, como também ruídos e outros problemas. Assim, umas das peças fundamentais e que necessita de alguma dedicação é a corrente. Limpe e lubrifique frequentemente a corrente com o intuito de diminuir o seu desgaste e garantir o seu melhor desempenho. Uma corrente suja pode dificultar as mudanças de velocidade. Para tal, recomendamos o spray WD-40® Produto Multiusos.

Comece por aplicar o produto na corrente e nos pinhões, movimentando os pedais da bicicleta. Recomendamos que deixe atuar durante 5 minutos. Por fim, utilize um pano para retirar a sujidade. Neste processo, movimente os pedais. Uma boa prática para proteger a corrente contra a corrosão e oxidação é a lubrificação. Aplique uma camada fina do mesmo produto WD-40, bem distribuída pela corrente. Mova os pedais da bicicleta e verifique se há barulhos. Se não houverem barulhos, pode dar a lubrificação por terminada.

 

3. Lubrificar o guiador e os travões

Após a lavagem da bicicleta, aplique um pouco do WD-40 Produto Multiusos, com a ajuda da palhinha para uma aplicação precisa, em todos os componentes sujeitos a fricção, como as mudanças, travões e até parafusos.

 

4. Lubrificar os cabos dos travões e guiador

Por fim, verifique com alguma regularidade os cabos de travão e guiador, especialmente se a bicicleta estiver sujeita a condições de humidade. Lubrifique-os ocasionalmente de forma a garantir que estes não põe em causa o bom desempenho das peças às quais estão ligados.

 

Todos estes procedimentos são fundamentais para conservar a sua bicicleta no melhor estado. Assim sendo, para mais detalhes acerca deste tema, leia os seguintes artigos:

Dicas para lavar a bicicleta em apenas 5 minutos

Como limpar e lubrificar a corrente da bicicleta

Manutenção da bicicleta com WD-40

 

Se estiver interessado em comprar os produtos WD-40 saiba onde comprar.

AVISO:

Os usos descritos para o WD-40 Produto Multiuso foram compartilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. Estes usos não foram aprovados pela WD-40 Company e não são uma recomendação de uso por parte da WD-40 Company. O senso comum deve sempre ser aplicado ao se utilizar os produtos da WD-40. Siga sempre as instruções e tome nota das advertências descritas na embalagem do produto.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2019 WD-40 Company