Como lubrificar a corrente da bicicleta corretamente

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
loading...Loading...
Lubrificação da corrente da bicicleta com WD-40

A vida útil de uma bicicleta depende dos cuidados que temos com ela. Deste modo, uma parte importante da manutenção da bicicleta é a limpeza e lubrificação da corrente, que deve ser realizada frequentemente, especialmente se utilizamos a bicicleta em zonas com bastante água e sujidade. Caso a lubrificação da corrente não seja realizada de forma contínua, esta deixa de funcionar corretamente e ocorre um desgaste precoce da corrente.

Para realizar uma boa manutenção das correntes da bicicleta é necessário utilizar bons produtos, assegurando a vida útil da corrente. Recomendamos o uso de WD-40® Produto Multiusos que, além de eliminar a sujidade e lubrificar a corrente, protege a corrente da oxidação e da ferrugem.

Explicamos, a seguir, o procedimento para limpar e lubrificar a corrente da bicicleta corretamente.

 

Material necessário para lubrificar a corrente da bicicleta

 

Como lubrificar a corrente da bicicleta corretamente

Passos para a limpeza e lubrificação da corrente da bicicleta

  1. Primeiro, é necessário encontrar o local ideal para realizar esta tarefa. É recomendado que a corrente da bicicleta seja limpa e lubrificada num local exterior. No entanto, se tal não for possível, efetue esta limpeza numa zona bem ventilada, como uma garagem.
  2. Coloque a bicicleta pousada ao contrário, com os pneus para cima. Se preferir, coloque papel de um jornal antigo no chão, em baixo das correntes. Desta forma, evita sujar demasiado o local, no momento de limpar e lubrificar a corrente da bicicleta.
  3. Antes de lubrificar a corrente, é necessário limpá-la muito bem, de modo a retirar toda a sujidade acumulada. Nunca lubrifique a corrente sem a limpar previamente, de modo a evitar a criação de uma pasta de gordura e sujidade, que prejudicará a corrente. Desta forma, começamos por aplicar WD-40 em toda a corrente e nos pinhões, movendo os pedais da bicicleta. Deixe atuar durante 5 minutos, de modo a retirar a sujidade mais facilmente e, de seguida, passe a corrente com um pano, movendo igualmente os pedais da bicicleta. Caso as correntes se encontrem demasiado sujas, limpe-as primeiro com água e sabão, com a ajuda de uma esponja ou escova de dentes velha.
  4. Quando a corrente se encontrar limpa e seca, passamos para a lubrificação da corrente. Basta aplicar WD-40 por toda a corrente, ao mesmo tempo que move os pedais da bicicleta. Não é necessário colocar lubrificante em abundância: é preferível aplicar uma camada fina e distribuí-la por toda a corrente. Remova o que sobrar com um pano. Se a corrente não fizer barulho, é sinal de que está bem lubrificada.

 

Para mais informações sobre a limpeza e lubrificação de correntes, veja os seguintes vídeos:

Como limpar a bicicleta em 5 minutos

Como limpar e lubrificar uma bicicleta

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2018 WD-40 Company