matomo

Bicicleta híbrida: porquê e como escolher

Uma bicicleta híbrida é o veículo ideal para quem valoriza a versatilidade. Deste modo, consiste numa bicicleta que mistura vários tipos de bicicletas como, bicicleta de estrada e corrida, de montanha e de cidade. É um veículo adaptado às mais diversas condições, o que faz com que seja bastante prático, uma vez que apenas é necessária uma bicicleta para pedalar em todos os tipos de terreno.

As bicicletas híbridas podem ter diversos usos e são feitas para proporcionar experiências confortáveis. São perfeitas para cicloturismo, na medida em que permitem o transporte de bagagem em longas viagens. São ainda ideais para quem gosta de andar em estrada, uma vez que se movem com facilidade e rapidez. Além disso, são perfeitas para momentos e percursos mais aventureiros ou simplesmente para momentos de lazer e viagens curtas.

Se acha que esta bicicleta é ideal para si, leia este artigo onde explicamos quais as principais caraterísticas das bicicletas híbridas e o que deve ter em conta no momento da escolha.

 

Porque devo escolher uma bicicleta híbrida?

 

As razões para a escolha de uma bicicleta híbrida podem ser diversas, uma vez que se apresenta como um veículo bastante versátil. Assim, são uma boa solução quando:

  • Necessita de uma bicicleta para se deslocar até ao local de trabalho;
  • Usa a bicicleta tanto em estrada como noutro tipo de percursos;
  • Pretende equipar a sua bicicleta com determinados acessórios, como uma cesta, bagagens para longas viagens, guarda-lamas removíveis, entre outros.

 

Quais as principais características de uma bicicleta híbrida?

 

Aquilo que melhor define uma bicicleta híbrida é a combinação das melhores características das bicicletas de estrada e de montanha para se adaptar a todos os tipos de percursos. O seu selim é confortável e existe a possibilidade de colocar cestos e bagagens típicas de cicloturismo. Vamos ver cada elemento de uma bicicleta híbrida, um por um:

 

Guiador

As bicicletas híbridas são caraterizadas por possuírem, regra geral, guiadores planos. Isto permite ao ciclista conduzir numa posição mais vertical. Apesar de atingirem uma velocidade mais baixa do que uma bicicleta de estrada, garantem uma condução mais segura e uma melhor visão.

 

Quadro

A larga maioria das bicicletas híbridas apresentam um quadro feito em aço ou alumínio leve. Para além de serem materiais duradouros, são também de baixo custo.

 

Pedais

Os pedais das bicicletas híbridas pretendem que a pessoa consiga com facilidade entrar e sair da bicicleta. Além disso, destinam-se aos mais diversos usos. Deste modo, os pedais ideais neste tipo de bicicleta são os pedais em plataforma.

 

Pneus

Geralmente as bicicletas híbridas apresentam pneus mais grossos do que os de uma bicicleta de estrada. Deste modo, existe uma maior estabilidade e conforto. As jantes que normalmente são usadas neste tipo de veículo são jantes tão leves quanto as das bicicletas de corrida.

 

Travões

O sistema de travões das bicicletas híbridas pode variar de um modelo para outro. Os mais comuns são os travões em V. No entanto, travões hidráulicos ou mecânicos também podem ser integrados.

 

Guarda-lamas

Regra geral, as bicicletas híbridas vêm equipadas com guarda-lamas. Este acessório é bastante útil, uma vez que protege contra a sujidade da estrada, especialmente nos dias de chuva.

 

Suspensões

Normalmente, as bicicletas híbridas não têm suspensão. Isto acontece porque que os garfos de suspensão tornam a bicicleta mais pesada e, consequentemente, o pedalar menos eficiente.

 

Como devo fazer a manutenção da bicicleta híbrida

 

Tal como em qualquer outro tipo de veículo, a manutenção da bicicleta híbrida é essencial para manter o correto desempenho e prolongar a vida útil das suas peças. Deste modo, não deve negligenciar algumas tarefas na adequada limpeza da bicicleta.

A WD-40 desenvolveu uma gama de produtos para bicicletas, WD-40 BIKE, com o objetivo de proporcionar bons produtos aos amantes de bicicleta. Conheça os melhores produtos para bicicletas e garanta que mantém sempre o seu veículo em perfeitas condições, de forma a proporcionar mais segurança e conforto nos passeios.

 

Se ficou interessado em comprar os produtos WD-40 saiba onde comprar.

AVISO:

Os usos descritos para o WD-40 Produto Multiuso foram compartilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. Estes usos não foram aprovados pela WD-40 Company e não são uma recomendação de uso por parte da WD-40 Company. O senso comum deve sempre ser aplicado ao se utilizar os produtos da WD-40. Siga sempre as instruções e tome nota das advertências descritas na embalagem do produto.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2019 WD-40 Company