matomo

Como acabar com os barulhos da corrente da bicicleta

As razões para andar de bicicleta são várias. Há quem as use como meio de transporte para o trabalho, quem as prefira para passeios de lazer, ou mesmo quem pratique ciclismo como um desporto. A bicicleta é um veículo que deve ser cada vez mais privilegiado, uma vez que é ecológico, permite evitar longas filas e promove um estilo de vida ativo e saudável. Deste modo, seja qual for a razão pela qual anda de bicicleta, interessa mantê-la no seu melhor estado de conservação. O elemento principal que faz com que a bicicleta funcione é a corrente. Cuide bem da corrente da bicicleta e prolongue a vida útil desta componente.

 

Uma corrente que faz barulho ao pedalar significa que tem falta de manutenção e cuidados. Para além de ser desagradável ouvir uma corrente sempre a chiar, o pedalar não é tão suave e confortável. Assim, a manutenção da corrente da bicicleta só traz vantagens!

 

5 cuidados para acabar com os barulhos da corrente da bicicleta:

 

1. Verificar periodicamente o estado da corrente da bicicleta

 

Olhar para a bicicleta é importante como prática preventiva, de forma a verificar se tudo está em ordem. Confirme se a corrente está limpa, lubrificada e livre de ferrugem. A ferrugem pode surgir na corrente como consequência dos períodos de inatividade ou, pelo contrário, pela utilização constante.

 

2. Medir o desgaste da corrente

 

Utilize um medidor de corrente para esta tarefa, uma vez que é a forma mais precisa de confirmar o desgaste da corrente e a possível necessidade de troca. Assim, deve inserir a parte fixa num dos elos da corrente. Tente com as medidas de 0,75 e 1. Se o tamanho de 0,75 não encaixar, mas o de 1 encaixar, é porque está tudo bem. Se, por outro lado, o medidor entra no calibre de 0,75 e não entra no de 1, ou se entra em ambos, a corrente deve ser substituída, uma vez que uma ou mais partes foram deformadas.

 

3. Limpar e desengordurar a corrente

 

A limpeza da corrente da bicicleta deve ser feita no exterior com uma devida proteção por baixo do veículo, de forma a evitar deixar resíduos de gordura no chão. Preferencialmente deve ser feita com a bicicleta elevada num cavalete, para que possa dar pedal enquanto passa um pano, de forma a garantir que passa por toda a corrente. O processo de desengordurar a corrente torna-se mais eficaz se feito com o Desengordurante WD-40 BIKE. A fórmula deste produto desenvolvido especialmente para a manutenção de bicicletas atua rapidamente sem ser necessário enxaguar.

 

4. Lubrificar a corrente

 

A lubrificação é essencial para proteger a corrente da bicicleta. Assim, uma rotina de lubrificação da corrente proporciona um pedalar mais fluido e suave, uma proteção da corrente da bicicleta contra ferrugem e corrosão e a redução do atrito entre seus componentes, evitando o desgaste.

A WD-40 desenvolveu uma gama de lubrificantes de bicicletas adaptados para diferentes condições meteorológicas. Certifique-se que utiliza os melhores produtos para bicicletas de forma a prolongar a vida útil não só da corrente como de todo o veículo.

 

5. Manter uma rotina de revisão periódica

 

Consoante o uso que é dado à bicicleta, recomenda-se a verificação periódica da corrente numa loja – oficina de bicicletas. Deste modo, é possível estar sempre atento a possíveis problemas ou necessidades que o veículo apresenta.

 

Cuide da corrente da sua bicicleta e verá que os seus passeios serão verdadeiros momentos de prazer!

Se ficou interessado em comprar os produtos WD-40 saiba onde comprar.

AVISO:

Os usos descritos para o WD-40 Produto Multiuso foram compartilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. Estes usos não foram aprovados pela WD-40 Company e não são uma recomendação de uso por parte da WD-40 Company. O senso comum deve sempre ser aplicado ao se utilizar os produtos da WD-40. Siga sempre as instruções e tome nota das advertências descritas na embalagem do produto.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2019 WD-40 Company