15 cuidados a ter na limpeza e manutenção da bicicleta

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
loading...Loading...
bicicleta suja

Faça sempre uma revisão periódica à sua bicicleta e mantenha-a limpa, mesmo que seja uma limpeza rápida, ajudará a manter as peças a funcionar e a aumentar a durabilidade da bicicleta. A sujidade desgasta os componentes e reduz a fluidez das peças e, consequentemente, diminui a performance da bicicleta, logo é muito importante que a mantenha sempre limpa e lubrificada. A seguir damos-lhe 15 dicas de limpeza e manutenção de bicicletas.

 

15 cuidados a ter na limpeza e manutenção da bicicleta

Limpeza da bicicleta:

  1. Os componentes móveis da bicicleta sujeitos a fricção, como pratos, carretos, corrente, engrenagens, pedais, parafusos e cadeados, devem estar sempre limpos e lubrificados. Use WD-40® Produto Multiuso para uma boa lubrificação da bicicleta.
  2. Evite lavar a bicicleta com máquinas de alta pressão. Muitas vezes um pano e o spray WD-40® Produto Multiuso é o suficiente. Além de lubrificar, o spray dos 2000 usos renova a bicicleta, eliminando a sujidade, tanto de superfícies plásticas como metálicas.
  3. Evite deixar as peças de aço molhadas. Para evitar ferrugem, seque a bicicleta depois de cada lavagem.
  4. A limpeza de rotina não substitui uma revisão geral. Deve sempre levar a sua bicicleta a uma oficina para fazer uma revisão geral, no mínimo, uma vez a cada dois meses, de modo a realizar a limpeza e a lubrificação de todas as peças e partes da bicicleta.

 

15 cuidados a ter na limpeza e manutenção da bicicleta

Manutenção da bicicleta:

  1. Nunca deixe as peças, como os calços, se desgastarem. Cada elemento da bicicleta tem um tempo de uso recomendado, por isso troque-os assim que começar a verificar sinais de desgaste.
  2. As partes móveis da bicicleta devem estar sempre apertadas e adaptadas ao ciclista, para garantir o conforto enquanto se pedala e, claro, evitar qualquer tipo de acidente.
  3. Nunca ande de bicicleta com a engrenagem desalinhada, pois a corrente pode soltar-se facilmente.
  4. Se tiver alguma dificuldade em desapertar um parafuso ou manusear uma peça oxidada, danificada ou bloqueada pela acumulação de sujidade, aplique WD-40® Produto Multiuso.
  5. Não ande com luzes fracas: substitua as pilhas, se necessário.
  6. Calibre e verifique a pressão dos pneus para evitar furos. Cuidado para não danificar a câmara de ar.
  7. Quando a corrente da bicicleta está larga ou quando os elos não encaixam na roda, significa que esta está danificada e que é necessário substituí-la.
  8. No caso de a bicicleta ficar arranhada ou desgastada é recomendável pintar de imediato, de forma a impedir a sua oxidação. Para prevenir que plásticos, juntas, borrachas, rolamentos e peças metálicas ou cromadas da bicicleta se deteriorem, aplique o WD-40® Produto Multiuso, que as protege da humidade, evitando assim a sua oxidação.

Proteção da bicicleta:

  1. Guarde a sua bicicleta num local interior, fechado e seco, pois deve ser mantida longe da humidade para não oxidar. É importante também resguardá-la da exposição direta ao sol, uma vez que os raios ultravioletas podem fazer com que a pintura perca a cor e as peças de borracha ou de plástico estalem.
  2. Evite que a bicicleta fique próxima de motores elétricos, pois as emissões de ozono podem afetar as borrachas e a pintura.
  3. Não é apropriado cobrir a bicicleta com plástico, pois a humidade que se gera pode provocar a oxidação do material.

 

Leia mais sobre manutenção de bicicletas nestes artigos:

Três tarefas a ter em conta na manutenção da sua bicicleta

Como lavar a bicicleta quando está com pressa (em apenas 5 minutos)

Manutenção da bicicleta com WD-40

Quem somos

WD-40 Company é uma organização global dedicada à criação de memórias e experiências positivas duradouras através do desenvolvimento e venda de produtos que solucionam problemas em oficinas, fábricas e casas em todo o mundo.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2018 WD-40 Company