Fazer uma revisão regular à bicicleta e mantê-la limpa – mesmo que seja só com uma limpeza rápida – é importante para manter todas as partes a funcionar e aumentar a sua longevidade. A sujidade desgasta os componentes, diminuindo a performance, e pondo até em risco a tua segurança. Foi por isso que pensámos em 15 dicas para a limpeza e manutenção da tua bike, que podes realizar com a ajuda da gama de produtos WD-40 Specialist Bike, desenhada especialmente para os amantes das duas rodas.
Limpeza da bicicleta
- Evita lavar a bicicleta com máquinas de alta pressão, que podem danificar os componentes. Passa-a por água e sabão e aplica WD-40 Specialist Bike Limpeza Total sobre a superfície, deixando atuar e removendo gorduras e sujidade.
- Os componentes móveis da bicicleta – pratos, carretos, corrente, assim como engrenagens, pedais e parafusos – estão mais sujeitos a fricção, e devem estar sempre limpos e lubrificados. WD-40 Specialist Bike Desengordurante foi pensado para remover o óleo habitualmente agarrado a essas partes: basta borrifar o produto e remover o excesso com um pano.
- Não deixes as peças de aço molhadas. Para evitar a ferrugem, seca a bicicleta com um pano depois de cada lavagem.
- A limpeza de rotina é importante, mas não substitui uma revisão geral. Para estares seguro, leva a tua bicicleta a uma oficina de dois em dois meses – esta revisão inclui a limpeza e a lubrificação de todas as peças e partes da bicicleta.
Manutenção da bicicleta
- Algumas peças, como os calços e as pastilhas de travão, têm um tempo de uso recomendado e que não deve ser excedido. Não ponhas a tua segurança em risco e troca-as assim que verificares sinais de desgaste.
- As partes móveis da bicicleta devem estar sempre apertadas e adaptadas ao ciclista. Isto garante o teu conforto enquanto pedalas e, claro, ajuda a evitar acidentes.
- Nunca andes de bicicleta com a engrenagem desalinhada, já que a corrente pode soltar-se facilmente.
- Se tiveres alguma dificuldade em desapertar um parafuso ou manusear uma peça oxidada, danificada ou bloqueada pela acumulação de sujidade, está na altura de a lubrificares. De acordo com as condições, podes escolher entre WD-40 Bike Lubrificante para Correntes Ambiente Seco, WD-40 Bike Lubrificante para Correntes Ambiente Húmido, ou WD-40 Bike Lubrificante Correntes Total. Aplica o lubrificante mais adequado sobre correntes, desviador, pinhões, carretos e mudanças, retirando o excesso com um pano.
- Não andes com luzes fracas: verifica-as antes de iniciares um percurso e substitui as pilhas quando necessário.
- Calibra e verifica a pressão dos pneus para evitar furos. Tem cuidado para não danificares a câmara de ar.
- Quando a corrente da bicicleta está larga ou quando os elos não encaixam na roda, é sinal de que está danificada e que precisa de substituição.
- Se a bicicleta estiver riscada ou apresentar desgaste, recomendamos que a pintes de imediato para impedir a oxidação. WD-40 Produto Multi-Uso Dupla Ação é um produto de uso geral que podes também aplicar sobre plásticos, juntas, borrachas, rolamentos e peças metálicas ou cromadas da bicicleta para repelir a humidade e proteger contra a oxidação.
Proteção da bicicleta
- Guarda a bicicleta num local interior, fechado e seco – mantê-la longe da humidade previne a oxidação. É igualmente importante resguardá-la da exposição direta ao sol, uma vez que os raios ultravioleta podem fazer com que a pintura perca a cor e que as peças de borracha ou de plástico estalem.
- Evita que a bicicleta fique próxima de motores elétricos, uma vez que as emissões de ozono podem afetar as borrachas e a pintura.
- Não é apropriado cobrir a bicicleta com plástico, visto que a humidade que se gera pode provocar a oxidação do material.
A manutenção e a limpeza da bicicleta prolongam a sua vida útil e garantem a tua segurança enquanto pedalas. Partilha este artigo com os teus amigos que também sejam adeptos do ciclismo e, se ficaste interessado nos produtos, conhece mais ao detalhe a nossa gama de produtos para bicicletas.